Campanha de Combate à Tuberculose começa na próxima semana

Publicado: 28 de fevereiro de 2013 em Uncategorized

Campanha de Combate à Tuberculose começa na próxima semana

A secretaria de Saúde de Caraguá promove entre os dias 4 e 17 de março a Campanha de Combate à Tuberculose 2013 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é acolher os moradores que apresentam tosse há mais de duas semanas. O atendimento para os exames preventivos ocorre no horário de funcionamento das unidades, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Nos dias 9, 10, 16 e 17 de março (sábados e domingos), a equipe do Programa de Tuberculose instalará uma tenda em frente ao Pronto Socorro Municipal, no bairro Jardim Primavera, das 8h às 16h, para atender a comunidade com as mesmas atividades de prevenção realizadas nas UBS durante a semana.

A enfermeira e coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, Maria Célia Marinho, disse que o trabalho de combate à doença já é feito durante todo o ano, mas essa ação preventiva é preconizada pela secretaria Estadual da Saúde.

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch e transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar quando a pessoa fala, tosse ou espirra em ambientes fechados. A doença atinge principalmente os pulmões, mas outros órgãos também podem ser afetados. Antigamente, a tuberculose era considerada mortal e criaram-se tabus a respeito da enfermidade o que ainda dificulta o controle. Atualmente, a tuberculose tem cura, desde que o paciente faça o tratamento correto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s