Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso comemora um ano

Publicado: 22 de fevereiro de 2013 em Uncategorized

Foto: Gianni D’Angelo/PMC
DSC_0838

DSC_1751

DSC_2887

DSC_5090
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso comemora um ano

A secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguá completa nesta sexta (22/02/2013) um ano de funcionamento. E neste período já conquistou prêmios e resultados com projetos, cursos e parcerias com entidades locais e do Estado, entre outras ações.

A secretária da pasta, Ivy Monteiro Malerba, disse que as metas e objetivos têm sido alcançados devido à cumplicidade de toda equipe e a parceria com as demais secretarias, com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso e segmentos variados da sociedade civil. “Realizamos três pré-conferências, uma na região central, outra na região norte e outra, na sul. Buscamos junto à população diretrizes para o nosso trabalho”, afirmou.

Vários eventos promovidos pela secretaria foram destaque no decorrer de 2012. O Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso (15 de junho), a Semana de Prevenção de Quedas (22 a 25 de junho), a Semana de Valorização do Idoso (27 de setembro a 01 de outubro), a 16ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos(JORI), a realização do 3º Fórum Inclusivo para Pessoas com Deficiência, com palestras, debates, práticas esportivas e shows (29 novembro a 3 de dezembro).

Promover a capacitação em áreas distintas também foi um dos objetivos da secretaria. Foram oferecidos, gratuitamente, os cursos de Cuidador de Idosos em parceria com a Secretaria de Saúde para capacitação de familiares e profissionais da rede e de instituições do município (outubro/novembro). O Curso de Acessibilidade, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, para profissionais da própria secretaria bem como a de Trânsito, Obras, Urbanismo e empreiteiras do município (julho/agosto). Curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), em parceria com a Secretaria da Educação (maio a dezembro). Curso de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, para técnicos das áreas da educação, social e saúde (outubro).

Caraguá Acessível: Construindo Espaços Inclusivos

Esse programa, que está sendo implantado pelo Governo Municipal, engloba várias ações que já foram implementadas como a “Praia Acessível”, que oferece cadeiras de rodas anfíbias para cadeirantes e pessoas com disfunções motoras, banheiro adaptado, maca e recursos lúdicos utilizados por professores de educação física, que direcionam o passeio.

Também fazem parte do projeto: o carrossel adaptado, instalado na Praça Diogénes Ribeiro de Lima, que pode ser utilizado com toda segurança por crianças cadeirantes ou com mobilidade reduzida e não cadeirantes, possibilita a brincadeira inclusiva; a praça de esportes com “Pista de Skate” para a prática de Hard Core Sitting, modalidade utilizada por cadeirantes para a realização do esporte; a “Praça do Idoso”, que dispõe de equipamentos para a terceira idade para a promoção de atividades esportivas, de reabilitação e de lazer; e a “Academia Inclusiva ao ar livre”, com equipamentos adaptados para exercícios de cadeirantes.

Em abril, está prevista a inauguração da “Praça Sensorial”, elaborada com paisagismo e estrutura, com um diferencial de recursos para estimulação e participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A área possui recursos adaptados para a realização da estimulação dos sentidos da audição, da visão, do olfato e do tato por meio de academia de ginástica, trilha sensorial, playgrounds, espaço para jogos e quadra esportiva.

E, por fim, a “Rota Acessível”, que está sendo ampliada, composta por ciclovias, calçadas com rebaixamento, faixas, lombofaixas, vagas preferenciais e sinalizações, que interliga todos esses projetos.

Prêmios – Em setembro de 2012, o projeto “Praça Sensorial” foi premiado área de acessibilidade, tecnologia da informação, arquitetura e urbanismo, no 5º Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão, realizado em São José dos Campos.

O projeto “Caraguá Acessível” recebeu o Prêmio Destaque na categoria governamental, concedido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso do Estado de São Paulo, em dezembro de 2012. E, neste mesmo mês, recebeu o Prêmio Selo Cidade Cidadã, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, na categoria Mobilidade Urbana e Acessibilidade dos segmentos vulneráveis da população: pedestres, ciclistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Censo Inclusão – A secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciou o levantamento de pessoas com deficiência residentes no município. O programa tem como meta o cadastramento dessas pessoas, para formulação de políticas públicas específicas, articulação e atendimento as necessidades individuais do cadastrado.

Convênios e Programas para o Idoso
Vila Vicentina de Caraguatatuba (abrigo)
Instituto Pró+Vida “São Sebastião” (Abrigo Pró+ Vida e Projeto Arte e Lazer Pró+ Vida)
Centro de Convivência da Terceira Idade “Estrela do Mar”
Centro de Referência da Melhor Idade (CREMI)
Vila Dignidade

Contratos, Convênios e Programas para a Pessoa com Deficiência
Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD – Programa de Tecnologia Assistiva)

Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento (Equoterapia)

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE – Clube de Mães e Oficinas Ocupacionais)

Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba(APONEC)

Programa de Iniciação e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Goalball, Natação, Atletismo, Paratriatlon)
Núcleo de Empregabilidade e Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência
Carteira de isenção em eventos culturais e esportivos (lei n°1575/2008 e decreto/ nº 152/2012)

Serviço:
Informações sobre todas as atividades e ações da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso podem ser obtidas na Av. Rio de Janeiro, 860, bairro Indaiá. Telefones 3897-7043 ou 7023 ou 0800-774-7055.

Email: sepedi@caraguatatuba.sp.gov.br

banner468animation

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s