Pronto Socorro Municipal inicia atendimento em Caraguá

Publicado: 19 de fevereiro de 2013 em Uncategorized

Fotos: Gianni D’Angelo/PMC
Luis Gava/PMC

Pronto Socorro Municipal inicia atendimento em Caraguá

O Pronto Socorro Municipal já está em operação no bairro Jardim Primavera. A cerimônia de inauguração ocorreu no último sábado (16/2/2013) e contou com a presença do prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, do vice Antonio Carlos Júnior, do senador da República, Aloysio Nunes, e do deputado estadual Samuel Moreira. Também participaram da solenidade a população, funcionários públicos, secretários municipais e vereadores.

A unidade funciona 24h, ocupa dois pavimentos do edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, e integra o complexo da Saúde na Praça Renato Navarro Magalhães, no Jardim Primavera. Durante a inauguração, o público conferiu as instalações que contam com modernos equipamentos de última geração e, aproximadamente, 180 profissionais das mais diversas áreas, tais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais.

O secretário de Saúde de Caraguá, Sérgio Luiz Pinto Ferreira, disse que a cidade ganhou um serviço de alta qualidade, com unidade de urgência e emergência de porta aberta. “O prefeito Antonio Carlos já autorizou a informatização da saúde para que possamos melhorar ainda mais o atendimento aos usuários”.

As conquistas do prefeito Antonio Carlos na área da saúde como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação e o Pronto Socorro foram elogiadas pelo deputado Samuel Moreira. “Já há o compromisso do governador Geraldo Alckmin de construir o Hospital Regional para atender todo o Litoral Norte e temos a convicção de que a unidade será em Caraguá”, disse.

O senador Aloysio Nunes ressaltou o patriotismo da população após a execução do hino de Caraguatatuba. Ele lembrou também que o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, foi um militante na saúde pública nos governos de Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. “Barradas era uma pessoa obcecada pelo trabalho, com características muito semelhantes ao Antonio Carlos, que é incansável ao lutar pela população. Continuem polindo esta joia de Deus, que é Caraguá”, afirmou.

Homenagens – O edifício recebeu o nome de Luiz Roberto Barradas Barata, médico sanitarista formado em 1976 pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ocupou o cargo de secretário estadual de Saúde entre 2003 e 2010. Construiu o Instituto do Câncer e o primeiro hospital público de transplantes do Brasil, e foi o responsável pelas instalações dos AME’s de Caraguá, Taubaté e Lorena.

A Ala de Pronto Atendimento Adulto ganhou o nome do Dr. José Bourabeby, que foi prefeito de Caraguá por dois mandatos. Como médico trabalhou incansavelmente pela melhoria do sistema de saúde e faleceu no dia 8 de maio de 2012.

A secretaria municipal de Saúde recebeu o nome do Dr. Arnaldo José Rosiello. Especialista em ginecologia, o médico atua na Santa Casa de Saúde Stella Maris, na rede municipal e também presta serviços na secretaria Estadual de Segurança Pública.

A Ala de Pronto Atendimento Infantil e o Centro de Atendimento Materno Infantil têm o nome do Dr. Pedro Norberto dos Santos. Especialista em Fisiologia, Medicina Ocupacional e Pediatria, atuou como docente em Universidades do Rio de Janeiro e de Caraguá. Foi secretário municipal de Saúde em duas gestões.

Primeiros números – Desde o final de semana em que foi inaugurado até a tarde da última segunda-feira (18), o Pronto Socorro Municipal efetuou 329 atendimentos. A nova unidade está preparada para receber a demanda de 400 pacientes por dia, entre crianças e adultos.

Moradores aprovam – O motoboy Rogério Rodrigues Cabral, 33 anos, disse que após um mal estar no estômago foi ao Pronto Socorro. “Não me senti muito bem e resolvi vir direto para a unidade. Cheguei às 9h e, mesmo com muito movimento fui muito bem atendido por todos os funcionários. Não tenho nada a reclamar. A estrutura está ótima”.

A moradora do Jardim Itaúna, Marina Camargo Santos, 21 anos, falou que desmaiou quando seguia para o trabalho nessa segunda-feira (18) pela manhã e foi levada direto ao novo Pronto Socorro pelo motorista da empresa. “O atendimento também foi muito bom”, disse.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s