Pesquisa comprova maus hábitos alimentares dos estudantes

Publicado: 19 de fevereiro de 2013 em Uncategorized

Pesquisa comprova maus hábitos alimentares dos estudantes

DSC_0298

O resultado do Censo Nutricional nas Escolas da rede de Ensino Público de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Taubaté e o papel do educador na alimentação escolar foi apresentado nessa segunda (18/2/2013) aos vice-diretores das escolas municipais. A pesquisa foi desenvolvida pela Casa da Criança de Taubaté.

Em Caraguá, os 3.306 questionários respondidos demonstraram que 27,3%, entre estudantes do município e do estado, sofrem com a obesidade ou o sobrepeso. Em Ilhabela esse número é de 21,4%; em São Sebastião, 24%; em Ubatuba, 24,4%; e em Taubaté, 27,9%.

O estudo foi realizado entre 2011 e 2012 junto a 19.282 alunos, entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, que responderam ao questionário com 76 perguntas sobre hábitos alimentares e prática de atividades físicas do aluno e da família. A apresentação dos dados aos educadores foi feita pelo presidente da Casa da Criança de Taubaté, José Felício Goussan Murade.

A pesquisa mostra que crianças e adolescentes consomem grandes quantias de doce, refrigerante, bolacha recheada, hambúrguer, cachorro quente, salgadinhos em pacote, chocolate, salsicha e linguiça e poucas frutas, legumes e verduras. A maioria também troca as refeições (almoço e jantar) por lanches.

Outra constatação é que 36% dos alunos entrevistados em Caraguá passam 5 horas ou mais em frente ao computador, televisão ou vídeogame. Em Ilhabela, 32,1%; São Sebastião, 35,9%; em Ubatuba, 32,9%; e, em Taubaté, 38,3%.

O responsável pela aplicação dos questionários em Caraguá, Francisco Antônio Pinto, coordenador do apoio pedagógico aos professores municipais de Educação Física, disse que a proposta para 2013 é trabalhar, em sala de aula, a importância das frutas, legumes e verduras na alimentação, como também dos exercícios físicos. Além de ressaltar nas reuniões com os pais a prática da boa alimentação e de atividades físicas por toda a família. Esse trabalho deve iniciar no primeiro semestre e se estender até o final de 2014.

Assessoria de Comunicação Social – 19/02/2013

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s