Exposições “Pintura em Tela” e “Um olhar na Tradição” começam nesta semana em Caraguá

Publicado: 1 de agosto de 2012 em Uncategorized

Foto “Pintura em Tela”: Leninha Viana/Fundacc

Foto “Um olhar na Tradição”: Reinaldo Meneguim

Exposições “Pintura em Tela” e “Um olhar na Tradição” começam nesta semana em Caraguá

O saguão da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e o MACC – Museu de Arte e Cultura do município recebem respectivamente a partir desta quinta-feira (2/8) e do sábado (4/8) as exposições “Pintura em Tela”, do artista plástico Nivaldo Julião e “Um olhar na Tradição”, do fotógrafo Reinaldo Meneguim.

“Pintura em Tela”

Nivaldo Julião é bem conhecido no cenário artístico de Caraguatatuba tanto por seus trabalhos em pintura em tela como pelas esculturas de grande porte. Além de comercializar seus trabalhos, o artista ministra aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc. Os quadros da exposição têm um diferencial: são pintados com tinta a base de corante tipo ‘xadrez’, numa técnica que reproduz quase que ‘fielmente’ as obras feitas com tintas a óleo. “É mais barato, não tem cheiro e o resultado é bem satisfatório”, destaca Julião. A exposição pode de segunda a sexta-feira das 9h às 16h até o dia 31 deste mês. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no Centro.

“Um olhar na Tradição”

Destaque do MACC de 4 de agosto a 23 de setembro, a mostra “Um olhar na Tradição” traz 80 imagens clicadas pelo fotógrafo Reinaldo Meneguim realizadas em 11 anos de pesquisas com diversas manifestações culturais no Estado de São Paulo e nas edições do Festival Revelando São Paulo, evento promovido pela Abaçaí Cultura e Arte em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

O fotógrafo apresenta uma imersão nesse universo tão próximo e tão pouco conhecido, destacando a religiosidade, a culinária, o artesanato e o folguedo das culturas caipira e caiçara, com intuito de divulgar e incentivar o conhecimento e o reconhecimento da cultura tradicional paulista ainda latente no Estado.

“Um olhar na Tradição” tem entrada franca e classificação livre. Horários de visitação: de terça a sábado das 10h às 18h e domingos das 13h às 18h. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro. Mais informações (12) 3883.9980.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s