Exposições “Pintura em Tela” e “Um olhar na Tradição” começam nesta semana em Caraguá

Publicado: 1 de agosto de 2012 em Uncategorized

Foto “Pintura em Tela”: Leninha Viana/Fundacc

Foto “Um olhar na Tradição”: Reinaldo Meneguim

Exposições “Pintura em Tela” e “Um olhar na Tradição” começam nesta semana em Caraguá

O saguão da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e o MACC – Museu de Arte e Cultura do município recebem respectivamente a partir desta quinta-feira (2/8) e do sábado (4/8) as exposições “Pintura em Tela”, do artista plástico Nivaldo Julião e “Um olhar na Tradição”, do fotógrafo Reinaldo Meneguim.

“Pintura em Tela”

Nivaldo Julião é bem conhecido no cenário artístico de Caraguatatuba tanto por seus trabalhos em pintura em tela como pelas esculturas de grande porte. Além de comercializar seus trabalhos, o artista ministra aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc. Os quadros da exposição têm um diferencial: são pintados com tinta a base de corante tipo ‘xadrez’, numa técnica que reproduz quase que ‘fielmente’ as obras feitas com tintas a óleo. “É mais barato, não tem cheiro e o resultado é bem satisfatório”, destaca Julião. A exposição pode de segunda a sexta-feira das 9h às 16h até o dia 31 deste mês. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, no Centro.

“Um olhar na Tradição”

Destaque do MACC de 4 de agosto a 23 de setembro, a mostra “Um olhar na Tradição” traz 80 imagens clicadas pelo fotógrafo Reinaldo Meneguim realizadas em 11 anos de pesquisas com diversas manifestações culturais no Estado de São Paulo e nas edições do Festival Revelando São Paulo, evento promovido pela Abaçaí Cultura e Arte em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

O fotógrafo apresenta uma imersão nesse universo tão próximo e tão pouco conhecido, destacando a religiosidade, a culinária, o artesanato e o folguedo das culturas caipira e caiçara, com intuito de divulgar e incentivar o conhecimento e o reconhecimento da cultura tradicional paulista ainda latente no Estado.

“Um olhar na Tradição” tem entrada franca e classificação livre. Horários de visitação: de terça a sábado das 10h às 18h e domingos das 13h às 18h. O MACC fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro. Mais informações (12) 3883.9980.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s